• 25 OUT 16
    • 0
    Reversão de vasectomia: O que é ?, Como é feita? E o que é melhor reversão de vasectomia ou fertilização assistida?

    Reversão de vasectomia: O que é ?, Como é feita? E o que é melhor reversão de vasectomia ou fertilização assistida?

    A reversão de vasectomia é um procedimento cirúrgico realizado por urologistas com experiência em cirurgia microscópica e tem como objetivo reestabelecer a fertilidade masculina.

    É indicada para homens que foram submetidos a vasectomia (cirurgia esterilizadora masculina) e no momento desejam ter filhos. A reversão de vasectomia consiste em reconstruir o canal (ducto deferente) que foi seccionado na cirurgia de vasectomia e permitir, novamente,  a passagem dos espermatozóides.  Geralmente, é feita com  uma incisão de 3 a 5 cm na bolsa testicular e dura cerca de 2 a3 horas e os pontos caem sozinhos. O paciente deve estar anestesiado e é fundamental o uso de microscópio  durante a cirurgia, pois se trata de um procedimento que envolve estruturas e materiais muito pequenos e delicados. Em alguns casos, o paciente pode receber alta hospitalar no mesmo dia.

    clinica-de-reversao-vasectomia-campo-grande

    No período após a reversão da vasectomia é necessário um repouso relativo e não é comum apresentar dores fortes ou hematomas na região. O uso de antibióticos também não é necessário por muitos dias

    O retorno ao trabalho ocorrer em torno de 5 dias e a prática  sexual de 7 a 10 dias, após a cirurgia

    Sabemos que, quanto menor for o tempo entre a vasectomia e a realização da reversão da vasectomia maior é a chance de termos sucesso na cirurgia. Homens com menos de 15  anos de vasectomia e submetidos a reversão por cirurgiões experientes apresentam uma chance de cerca de  90% de obterem espermatozóides no ejaculado e um numero  grande de esposas já engravidam no primeiro ano.

    A cirurgia não altera o desejo ou a vontade de ter relações sexuais, e também não atrapalha a ereção peniana ou a ejaculação.

    Não ha associação da cirurgia reversão da vasectomia com gravides gemelar, mal formação ou  síndromes no feto.

    Uma dúvida muito frequente é: A reversão de vasectomia  deve ser tentada ou já devemos procurar uma clínica de reprodução para realizarmos uma fertilização assistida(inseminação artificial, fertilização in vitro)?

    A fertilização assistida que é realizada em clinicas de reprodução não é a opção mais indicada de início. Neste tipo de tratamento, o espermatozóide tem que ser retirado através de uma agulha de uma região próxima ao testiculo (epidídimo) do homem e a mulher tem que receber hormônios para estimular a ovulação e fica exposta a todos os riscos que as medicações apresentam. Além disso, a fertilização assistida não é garantia de sucesso e existe um pequeno risco de mal formação fetal e uma maior taxa de filhos gemeos. Os custos com as clinicas de reprodução, geralmente, são maiores que a  reversão da vasectomia. Outro ponto a ser considerado é a necessidade de repetição do procedimento caso o haja o desejo de mais filhos, enquando na reversão o casal pode ter quantos filhos quiser após um único procedimento. Portanto, para peciente que realizaram a vasetomia e se arrependeram ou desejam um novo filho, o primeiro passo, costuma ser a reversão da vasectomia.

     

    Leave a reply →

Photostream