Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)

Diferentemente do câncer de próstata, naturalmente todo homem após os 40 anos de idade começa a apresentar um aumento benigno da próstata que pode causar obstrucão da uretra e levar a algum grau de impedimento ao fluxo urinário.

Diferente do câncer de próstata a HPB é uma doença que ocorre pelo crescimento da região central do orgão.

Os sintomas da HPB são jato fraco, esforço para urinar, jato cortado, desejo de urinar varias vezes ao dia, gotejamento terminal, vontade incontrolável de urinar, dor durante a micção ou na região inferior do abdomen, acordar à noite para urinar e outros.

tratamento-de-hiperplasia-prostatica-benigna-campo-grande

A avaliação do paciente com suspeita de HPB deve ser realizada através de história clínica, exame físico com exame de toque (importante para diferenciar uma glândula aumentada por HPB ou por Câncer de próstata), e exames de sangue, exames de urina, urofluxometria e ultrassonografia transabdominal da próstata.

O tratamento da HPB varia de acordo com os sintomas do paciente e a presença de complicações. Naqueles pacientes que não se sentem incomodados pelos sintomas o tratamento expectante pode ser realizado. Já os pacientes que apresentam sintomas mais importantes recebem inicialmente tratamento medicamentoso. Entre os medicamentos temos os alfa bloqueadores e os inibidores da 5-alfa-redutase que agem relaxando e diminuindo o tamanho da próstata melhorando os sintomas e o fluxo urinário.

Cerca de 40% dos pacientes irão necessitar de tratamento cirúrgico para HPB e está indicado para os pacientes que, apesar do tratamento medicamentoso, ainda mantém sintomas ou para aqueles com complicações da HPB (retenção urinária, sangramento recorrente, insuficiência renal, infecções urinárias de repetição ou cálculos vesicais. O tratamento cirúrgico padrão é a ressecção transuretral de próstata. É uma cirurgia sem corte feita pelo canal da urina e possibilita uma recuperação rápida A cirurgia aberta convencional está reservada para os pacientes com próstata muito volumosa e praticamente não é feita mais.

Novas tecnologias para o tratamento da HPB já estão disponíveis em várias capitais brasileiras como é o caso dos laseres (Greenlight®, Urobeam®, entre outros) e do bisturi bipolar. São tecnologias novas que permitem a realização de cirurgias por via endoscópica (sem corte) em pacientes com próstatas maiores e com menor chance de sangramento e complicações, possibilitando alta hospitalar precoce (até no mesmo dia) e o retorno as atividadades normais em um curto intevalo de tempo.

A embolização de próstata para tratamento da HPB é um tratamento simples, porém com resultados ainda pouco consistentes. É um tratamento que, apesar de ser pouco invasivo, rivaliza com os medicamentos orais e, portanto, ainda carecem de melhor estudo para indicação clínica ampla.